União, estados e municípios vão ter programa conjunto de enfrentamento à criminalidade violenta

02:02 Geral, Notícias 15/05/2019 - 17h31 Brasília Embed

Sayonara Moreno

O ministro de Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciou, nesta quarta-feira (15), que vai lançar o Programa de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, em cinco cidades brasileiras. O projeto vai ser desenvolvido em parceria com os governos dos estados e dos municípios.

 

Segundo Moro, a ideia é experimentar estratégias de combate à violência, que estão sendo discutidas no ministério hoje, amanhã e depois. Além das ações diretamente na segurança, o programa pretende levar ações em outros aspectos, também.

 

Apesar do anúncio, nesta quarta, o programa deve ser lançado oficialmente só no segundo semestre deste ano, quando as estratégias serão colocadas em prática.

 

De forma experimental, o programa vai começar a partir de julho, nos municípios de Ananindeua, Pará; Paulista, Pernambuco; São José dos Pinhais, no Paraná; em Cariacica, no Espírito Santo e Goiânia, capital de Goiás.

 

O critério para a escolha foram as taxas de homicídios nessas localidades, em 2017. Essas taxas variam de 33,62 homicídios por 100 mil habitantes, em Goiânia, a 68,20 por 100 mil, em Ananindeua. Mesmo que outras cidades tenham índices mais críticos, foi levada em conta a estrutura das forças e políticas de segurança desses municípios.

 

O ministro Moro informou que atuarão pelo programa as forças de segurança nacional, como polícias federal e rodoviária federal, as forças estaduais, como polícias militar e civil e, nos municípios, os guardas municipais, por exemplo.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique