Barão de Cocais: talude de mina registra nesse domingo a maior movimentação

01:41 Geral, Notícias 17/06/2019 - 11h17 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais afirmou, nesse domingo (16), que a movimentação do talude norte da mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), atingiu 56 centímetros por dia.

 

Nesta segunda (17), em uma atualização, a corporação informou que o deslocamento foi um pouco menor de domingo para segunda. Na medição às 6h da manhã, a movimentação foi de 48,5 cm.

 

Os bombeiros informaram ainda que a tendência continua sendo de escorregamento lento do material para o fundo da cava, já que este foi o comportamento verificado até o momento.

 

O deslocamento é o maior desde que o nível máximo de alerta sobre o possível rompimento da barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, foi dado. Em maio, a movimentação do talude era de 10 cm por dia.  E o alerta foi dado devido ao risco de a queda do talude ocasionar o transbordamento dos rejeitos.

 

Os bombeiros disseram também que seguem acompanhando as obras de contingenciamento ao longo do curso de rejeitos para redução do impacto sobre a cidade.

 

A Vale ainda não se posicionou sobre esse deslocamento do talude registrado nesse domingo.

 

A Companhia informou que, nesta terça-feira (18), será realizado um novo teste de sirenes em Brumadinho, onde houve o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em janeiro.

 

A equipe do Corpo de Bombeiros e os trabalhadores que estão atuando na área atingida pelos rejeitos vão fazer também um treinamento de evacuação do local. Até o momento, 246 vítimas do rompimento de Brumadinho foram identificadas. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique