Campanha contra gripe vacinou 90% do público-alvo, mostra Ministério da Saúde

01:57 Geral, Notícias 25/06/2019 - 09h56 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Noventa por cento do público-alvo da campanha contra gripe foi vacinado. O balanço é do Ministério da Saúde e mostra que até essa segunda-feira (24) mais de 53,5 milhões de pessoas procuraram os postos de saúde.


Mas o número vai além: 5,6 milhões de pessoas, que não fazem parte do grupo prioritário, também se vacinaram. Isso porque, com o fim da campanha, em 31 de maio, as doses restantes ficaram disponíveis à população.

 

Ao todo, foram quase 60 milhões de doses distribuídas por todo o país.

 

Mesmo com o fim da campanha, o Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios que dessem continuidade a vacinação para alcançar o maior número possível de pessoas imunizadas, enquanto houvesse estoque.

 

O ministério informou, no entanto, que nem todos os grupos prioritários alcançaram os 90% de cobertura, a exemplo das crianças, gestantes, pessoas com comorbidades e população privada de liberdade.

 

O grupo com menor índice foi o dos agentes de segurança e salvamento, com menos de 50%. Entre as crianças, por exemplo, quase 3 milhões deixaram de ser vacinadas.

 

Entre os estados, nove ficaram abaixo dos 90% de imunização, mas todos acima dos 80%. São eles: Acre, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

 

A vacina distribuída neste ano protege a população contra três subtipos do vírus da gripe: o influenza A, H1N1 e H3N2, e o influenza B.

 

A imunização previne as complicações do vírus, que podem levar à morte, como já aconteceu com 281pessoas no Brasil, desde o início do ano. Ao todo, o país já registrou mais de 1,5 mil casos de influenza.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique