Cinco casos suspeitos de doença de Chagas são investigados em município do Amazonas

01:35 Geral, Notícias 04/06/2019 - 13h48 Brasília Embed

Sâmia Mendes

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas investiga casos de doença de Chagas no município de Uarini, localizado a pouco mais de 500 quilômetros de Manaus.

 

Uma equipe, composta por técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e também por um médico infectologista da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, segue hoje (4) para o Uarini, para investigar in loco e controlar um possível surto da Doença de Chagas.

 

Há cinco casos suspeitos da doença na cidade. Dois desses pacientes já foram para Manaus e estão internados. Outros três casos suspeitos seguem em deslocamento para a capital para atendimento.

 

Até maio deste ano, doze casos foram notificados no estado e, em 2018, foram 89 casos da Doença de Chagas.

 

No Amazonas , a principal forma de transmissão da doença se dá por meio de ingestão de suco de açaí contaminado.

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do estado ressalta que, além do açaí, outros alimentos também podem estar envolvidos na transmissão oral do parasita, como frutas, vegetais e respectivas preparações, como suco de cana de açúcar e buriti.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique