Defesa Civil e Vale testam sirenes de emergência de barragens em Brumadinho

01:18 Geral, Notícias 18/06/2019 - 13h23 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

A Defesa Civil de Minas Gerais e a mineradora Vale fizeram, na manhã desta terça-feira (18), um teste técnico do sistema de sirenes de emergência das barragens Menezes II e B6, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. 

 

Essas unidades ficam no local que foi atingido pelos rejeitos da barragem da mina Córrego do Feijão, também em Brumadinho, que se rompeu há cerca de cinco meses.

 

O desastre já deixou 245 mortos identificados, mas o trabalho de resgate prossegue em busca de outros 25 desaparecidos.

 

O teste realizado faz parte do treinamento das equipes do Corpo de Bombeiros e também dos trabalhadores da empresa para uma eventual evacuação da região, em caso de um novo rompimento. 

 

Mas, como visava apenas o sistema de sirenes, não foi necessário o deslocamento nem dos trabalhadores nem das comunidades de Córrego do Feijão, Pires, Parque da Cachoeira e dos bairros que ficam nos arredores.

 

A Vale comunicou, em nota, que o teste é apenas preventivo, já que todos os controles e monitoramentos das duas barragem apontam uma situação de normalidade das estruturas. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique