Empresas, ONG's e governos assinam pacto pela recuperação de Brumadinho

01:58 Geral, Notícias 14/06/2019 - 22h05 Brasília Embed

Kariane Costa

Foi anunciada nesta sexta-feira (14) uma aliança para a recuperação da cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.

 

Assinaram o pacto os governos federal, estadual e municipal, a iniciativa privada e o terceiro setor. Brumadinho foi a cidade atingida pelo rompimento da barragem da vale em Janeiro, que deixou 245 pessoas mortas e 25 desaparecidas.

 

O projeto foi chamado de Aliança por Brumadinho e inclui ações nas áreas de desenvolvimento social, educação, saúde, cultura, esporte, infraestrutura, meio ambiente e segurança pública.

 

Entre os anúncios está a ampliação do hospital municipal da cidade mineira. E também uma parceria com as redes privadas de ensino como incentivo na área da educação.

 

Estão previstos ainda programas na área rural e cursos técnicos e profissionalizantes para atender a famílias atingidas.

 

O Ministério da Cidadania anunciou que, no plano de ação, está prevista a inauguração da “Estação Cidadania”, em Brumadinho.

 

A ideia é que os jovens possam participar de programas e ações culturais, promovidas pelo Instituto Inhotim e pela Fundação Clovis Salgado, além de práticas esportivas e de lazer, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência.

 

A unidade tem 3 mil metros quadrados e contou com investimento de R$ 2 milhões de reais da pasta.

 

O ministério também informou que articula uma parceria para mobilizar produtores culturais com o objetivo de incluir Brumadinho no calendário de eventos nacionais. 

 

O pacote de medidas inclui ainda obras de pavimentação e construção de pontes e viadutos para acesso à Inhotim, e uma nova instalação de captação de água do Rio Paraopeba em trecho não impactado pelo rompimento da barragem.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique