Município do Amazonas tem dois casos confirmados de doença de Chagas transmitida via oral

02:06 Geral, Notícias 08/06/2019 - 11h38 Brasília Embed

Juliana Cézar Nunes

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas confirmou dois casos de doença de Chagas aguda de transmissão oral no município de Uarini, a 565 quilômetros a oeste de Manaus. Outros três casos seguem em investigação.

 

Foi enviada, para Uarini, uma equipe composta por técnicos de vigilância ambiental, sanitária, epidemiológica, diagnóstico-laboratorial e um médico infectologista.

 

Todos os pacientes infectados relataram histórico de ingestão de açaí recentemente. Por causa disso, o Ministério Público do Amazonas recomendou a imediata suspensão da venda do produto em Uarini. A recomendação já foi acatada pela Vigilância Sanitária.

 

A diretora da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Rosemary Pinto, destaca a importância da população redobrar as medidas de prevenção à doença de Chagas.

 

Sonora: “Agora é a época que os barbeiros estão mais ativos e a necessidade que nós temos de tomar cuidado com qualquer alimento adquirido fora de casa. Ter sempre a preocupação de cuidar de consumir alimentos com adequado processamento dentro das normas de higiene.”

 

A doença de Chagas aguda de transmissão oral é uma doença infecciosa grave, causada por um protozoário conhecido por Trypanosoma cruzi. A doença é transmitida pela ingestão de alimento contaminado com os parasitas presentes nas fezes dos insetos vetores, chamados de barbeiros.

 

Os principais sintomas são febre constante, diarreia, vômito, dores de cabeça e musculares. Casos complicados podem evoluir com manifestações cardíacas, além do comprometimento do fígado e baço. O diagnóstico precoce é fundamental e o tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique