Niemeyer continua fechada por determinação judicial

Rio de Janeiro

Publicado em 07/06/2019 - 13:37 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A Avenida Niemeyer, em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, vai permanecer fechada pelo menos até a próxima semana. A decisão foi tomada nessa quinta-feira (6), em audiência especial realizada na Terceira Vara da Fazenda Pública da capital, que deu prazo de 48 horas para o Ministério Público Estadual e a prefeitura do Rio apresentarem documentos sobre o caso de interdição da via.

 

Depois disso, será realizada nova vistoria pelos peritos nomeados pelo Judiciário, no prazo de cinco dias. Somente após esses procedimentos é que será decidido se a Niemeyer será reaberta ou não.

 

Na sessão, a prefeitura alegou que cumpriu todas as exigências feitas anteriormente pela Justiça e que está realizando obras em cinco trechos da encosta da Niemeyer, que devem ser finalizadas em novembro, com um custo superior a R$ 30 milhões. Após a conclusão, há previsão de reflorestamento das áreas.

 

A prefeitura informou ainda que já retirou árvores, casas e entulho da encosta e que alterou o índice pluviométrico a ser atingido para acionamento do protocolo de fechamento da Niemeyer, em dias de chuva, de 48mm para 10mm.

 

Entretanto, as alegações não foram suficientes para convencer a juíza Mirela Erbisti, que afirmou não ter interesse em manter a avenida fechada, mas ponderou que só pode dar a ordem para reabri-la se restar comprovado que não há perigo.

 

Esta é a segunda vez que a Justiça nega o pedido da prefeitura para reabertura da Niemeyer, o que já tinha ocorrido no dia 30 de maio.

 

A interdição da via foi determinada no dia 28 do mês passado, pela juíza Mirela Erbisti, que entendeu que existe possibilidade de deslizamentos de terra no local.

 

Na ocasião ela atendeu parcialmente a pedido do Ministério Público Estadual, que além do fechamento da Niemeyer para o trânsito, solicitou a retirada de todos os moradores do Vidigal que residem em casas localizadas na face do morro voltada para a avenida, mas esse ponto não foi deferido pela juíza.///

Somente neste ano, a avenida Niemeyer já teve que ser interditada por três vezes devido a deslizamentos de terra, em maio, abril e fevereiro, quando duas pessoas morreram soterradas dentro de um ônibus.

Últimas notícias
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo