Programa de reforço na segurança é implantado na UFRJ

Rio+Seguro

Publicado em 09/06/2019 - 11:58 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O Rio+Seguro, programa de reforço na segurança, presente em diversos bairros cariocas, foi implantado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

A iniciativa, fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública e a prefeitura da Cidade Universitária, vai contar com o reforço de 23 agentes, entre policiais militares e guardas municipais, divididos em turnos, para o patrulhamento das vias da Ilha do Fundão, onde fica a Cidade Universitária.

 

A sede do projeto vai funcionar na Praça Jorge Machado Moreira, atrás do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ.

 

A finalidade é dar maior segurança aos estudantes que frequentam o campus, que tem cerca de 5 milhões de metros quadrados e circulação diária de 100 mil pessoas.

 

A Cidade Universitária será a segunda área a receber o programa.

 

Implantado originalmente em dezembro de 2017 em Copacabana e no Leme, em apoio à segurança pública, o Rio+Seguro utiliza reforço diário de policiais militares contratados durante a folga e de guardas municipais em ações de patrulhamento urbano, além de promover a integração com outros órgãos municipais e estaduais para a resolução de problemas de ordenamento.

 

As equipes, que já circulam pelas vias da Cidade Universitária, serão identificadas por coletes e contarão com três viaturas e quatro motocicletas.

 

O campus foi dividido em três setores que terão rondas de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite, e aos sábados, das 6h às 18h, períodos de maior movimento de público na universidade.

 

Assim como na zona sul, o programa deve contar com o emprego de tecnologia e ações de inteligência, entre elas, a integração de 288 câmeras utilizadas no monitoramento do campus do Centro de Controle Operacional da Prefeitura da UFRJ com o Centro de Operações Rio.

 

*Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo