Barragem racha e transborda na Bahia; há risco de rompimento total

02:36 Geral, Notícias 11/07/2019 - 16h49 Brasília Embed

Victor Ribeiro

Uma barragem no distrito de Quati, no município baiano de Pedro Alexandre, transbordou por volta das 11h desta quinta-feira (11). A localidade fica próxima à divisa da Bahia com Sergipe.

 

De acordo com o superintendente da Defesa Civil da Bahia, Paulo Luz, o grande volume de chuva, nos últimos dias, fez transbordar a represa que fica no Rio do Peixe, a 435 quilômetros de Salvador.

 

Agora, as autoridades temem um possível rompimento da barragem.

 

Havia três casas perto da barragem, que foram esvaziadas, antes de serem alagadas.

 

A lama atingiu a rodovia BR-235. No perfil no Twitter, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o Dnit, informou que técnicos já estão na região para avaliar possíveis danos à estrada e, se for o caso, iniciar obras emergenciais.

 

A lama já causa alagamento no município vizinho, Coronel João Sá, onde os esforços são para retirar as pessoas da região.

 

O superintendente Paulo Luz fez um apelo para as famílias que insistem em fica no local.

 

A Defesa Civil determinou que, se necessário, as autoridades locais usem a força policial para retirar os moradores de Coronel João Sá.

 

A Prefeitura de Coronel João Sá divulgou número de emergência para mensagens de WhatsApp: (75) 999 873 419.

 

A represa é de responsabilidade do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, que não respondeu aos pedidos de informação da reportagem da EBC.

 

*Com colaboração da Agência Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique