Brasil, Alemanha e Noruega voltam a se encontrar em 15 dias para discutir Fundo Amazônia

02:45 Geral, Notícias 04/07/2019 - 20h31 Brasília Embed

Juliana Cézar Nunes

Representantes dos governos do Brasil, Noruega e Alemanha se reuniram esta semana para discutir a continuidade do Fundo Amazônia e possível alterações nas regras de funcionamento. Em 15 dias, eles voltam a se encontrar para apresentar e comparar as propostas.

 

Uma primeira conversa ocorreu na tarde de quarta-feira (3). O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, considerou a reunião positiva, mas preferiu não adiantar os parâmetros de governança que devem ser defendidos pelo Brasil.

 

O Fundo Amazônia financia ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento na Amazônia Legal.

 

O embaixador da Alemanha, Georg Witschel, afirma que o país também tem interesse em dar continuidade ao Fundo Amazônia, mas defende uma gestão participativa.

 

Dois comitês técnicos do Fundo Amazônia, que contavam com participação da sociedade civil, foram extintos por decreto presidencial em junho. De acordo com o MMA, possíveis mudanças nos comitês estão sob análise do governo.

 

O embaixador da Noruega, Nils Martin Gunneng, destaca a expectativa de que o Brasil permaneça no Acordo de Paris, que prevê a redução da emissão de gases de efeito estufa.

 

Entre 2008 e 2017, o Fundo Amazônia financiou 103 projetos no valor total de quase R$ 2 bilhões. A Noruega é a principal doadora dos recursos, com 94% das doações. A Alemanha vem em seguida, com quase 6% dos recursos.

 

*Colaborou: Gilberto Costa, da Agência Brasi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique