Crimes "violentos letais intencionais" caem no Pará

Secretaria de Segurança

Publicado em 04/07/2019 - 10:04 Por Bianca Paiva - Belém

De janeiro a junho deste ano 1.549 ocorrências relacionadas a crimes classificados como “violentos letais intencionais” foram registrados no Pará.

 

O número representa uma redução de 27% na comparação com o primeiro semestre do ano passado, que apresentou 2.115 casos.

 

Nessa categoria estão lesão corporal seguida de morte, homicídios e latrocínios, que tiveram a maior diminuição, 37%. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do estado.
 

Na região metropolitana de Belém, tiveram queda significativa no período, crimes como roubo a coletivos (59%), latrocínio (37%) e também homicídios (27%).

 

O levantamento também mostra que em junho, em todo o Pará, foram registrados 230 homicídios, o menor índice desde 2010.

 

O secretário de Estado de Segurança Pública, Uálame Machado, destacou que o balanço resultou na preservação de vidas.

 

Apesar da redução da criminalidade, o governador, Helder Barbalho, lembrou a chacina com 11 mortes ocorrida em maio, no bairro Guamá, em Belém.

 

Helder Barbalho também ressaltou o trabalho de inteligência dos órgãos de segurança dentro das penitenciárias, que conseguiu evitar ataques ordenados por detentos e possibilitou a transferência preventiva de 30 lideranças criminosas para cadeias federais.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo