Crimes "violentos letais intencionais" caem no Pará

02:30 Geral, Notícias 04/07/2019 - 10h04 Belém Embed

Bianca Paiva

De janeiro a junho deste ano 1.549 ocorrências relacionadas a crimes classificados como “violentos letais intencionais” foram registrados no Pará.

 

O número representa uma redução de 27% na comparação com o primeiro semestre do ano passado, que apresentou 2.115 casos.

 

Nessa categoria estão lesão corporal seguida de morte, homicídios e latrocínios, que tiveram a maior diminuição, 37%. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do estado.
 

Na região metropolitana de Belém, tiveram queda significativa no período, crimes como roubo a coletivos (59%), latrocínio (37%) e também homicídios (27%).

 

O levantamento também mostra que em junho, em todo o Pará, foram registrados 230 homicídios, o menor índice desde 2010.

 

O secretário de Estado de Segurança Pública, Uálame Machado, destacou que o balanço resultou na preservação de vidas.

 

Apesar da redução da criminalidade, o governador, Helder Barbalho, lembrou a chacina com 11 mortes ocorrida em maio, no bairro Guamá, em Belém.

 

Helder Barbalho também ressaltou o trabalho de inteligência dos órgãos de segurança dentro das penitenciárias, que conseguiu evitar ataques ordenados por detentos e possibilitou a transferência preventiva de 30 lideranças criminosas para cadeias federais.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique