Homicídio doloso cai no Rio a números menores que os de 1991

Segurança Pública

Publicado em 23/07/2019 - 15:34 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro teve o menor índice de homicídios dolosos desde 1991, no primeiro semestre deste ano, segundo dados apresentados pelo governador Wilson Witzel, no Palácio Guanabara, sede do governo.

 

O registro apresentou uma queda de 23% em comparação com os seis primeiros meses do ano passado.

 

Outro indicador em queda é o de número de policiais mortos em serviço, que caiu de 15 para sete, nos seis primeiros meses do ano. Uma queda de 54%, em relação a 2018.

 

Já o número de mortes por intervenção policial, os chamados autos de resistência, aumentaram 15% no período.

 

Foram mais de 881 mortes este ano, contra 769 no ano passado. Segundo Witzel, o aumento se justifica pelo maior número de operações e a tendência é de redução dessa letalidade.

 

O governador rebateu críticas de organizações de direitos humanos sobre o aumento dessas mortes.

 

Durante a apresentação, Witzel destacou outros indicadores em queda. O Rio teve o menor número de roubo de veículos nos últimos 34 meses, segundo os dados divulgados.

 

Foram quase 7 mil veículos roubados a menos do que em 2018, com um decréscimo de 24%. O roubo de carga caiu 21%. Foram 599 roubos em junho de 2019, o menor número desde outubro de 2018.

 

No balanço da área de Segurança, nos seis primeiros meses de gestão, o governador também ressaltou o número de armas e municões apreendidas, quase 5 mil.

 

Foram 305 fuzis apreendidos até o último dia 18 de julho, quando, segundo Witzel, foi feita a maior apreensão de armas e drogas da história, durante operação no Complexo de Favelas da Maré.

 

O governador afirmou que a Polícia Civil tem, atualmente, o maior departamento de combate ao crime organizado, lavagem dinheiro do estado e que em breve será iniciado o trabalho de estímulo da delação premiada para criminosos com penas mais altas.

Últimas notícias
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo