Inaugurado o aeroporto de Vitória da Conquista com capacidade para receber 500 mil passageiros

02:39 Geral, Notícias 23/07/2019 - 18h10 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

O município de Vitória da Conquista, no interior baiano, ganhou um novo aeroporto nesta terça-feira (23), com o dobro da capacidade do antigo, podendo receber até meio milhão de passageiros já no ano que vem.

 

O novo terminal, batizado de Glauber Rocha, foi inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro.

 

Também presente na cerimônia, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, destacou que o governo federal espera investir no estado R$ 10 bilhões pelos próximos quatro anos.

 

Esta é a primeira visita como presidente que Jair Bolsonaro faz ao estado da Bahia. Ele lamentou a ausência do governador Rui Costas, do PT, que, após críticas de Bolsonaro a governadores da região, decidiu não comparecer ao evento.

 

Com 338 mil habitantes, Vitória da Conquista é a terceira maior cidade do estado e a quarta maior do interior nordestino, ficando atrás apenas de Caruaru, Campina Grande e Feira de Santana. Segundo o ministério da Infraestrutura, o valor total da obra foi estimado em R$ 105 milhões de reais. Sendo 70% desse valor repassado pela União. 

 

O nome do aeroporto é uma homenagem ao cineasta baiano Glauber Rocha, diretor dos filmes Terra em Transe e Deus e o Diabo na terra do sol. Glauber Rocha também foi um dos protagonistas do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro das décadas de 60 e 70.

 

O início dos voos comerciais no aeroporto está previsto para esta quinta-feira (25) e a nova pista poderá receber aeronaves de grande porte. A expectativa é que o terminal atenda cerca de 2 milhões e 300 mil pessoas que vivem em 100 municípios vizinhos, baianos ou mineiros.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique