Justiça suspende em caráter liminar licitação para construção do Autódromo de Deodoro no Rio

01:40 Geral, Notícias 19/07/2019 - 20h02 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

A Justiça Federal suspendeu, em caráter liminar, nesta sexta-feira (19), a licitação para a construção do Autódromo de Deodoro, na zona oeste do Rio.

 

A decisão, do juiz Adriano de Oliveira França, da 10ª Vara Federal, atendeu à Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal, que questionou a inexistência de Estudos de Impacto Ambiental. 

 

A prefeitura do Rio já demonstrou interesse em trazer de volta as corridas da elite do automobilismo mundial, atualmente disputadas no circuito de Interlagos, em São Paulo.

 

A área da Floresta de Camboatá, em Deodoro, é coberta parcialmente por mata nativa, que teria de ser praticamente suprimida para a construção da pista e de toda a infraestrutura necessária à realização das corridas de Fórmula 1.

 

Na decisão, o magistrado lembrou que o assunto já era alvo de outra ação, de 2014, também movida pelo MPF, que determinou a suspensão do licenciamento ambiental do Novo Autódromo do Rio de Janeiro.

 

Na decisão desta sexta-feira, o magistrado considerou que o prosseguimento da construção da pista, sem a realização dos estudos de impacto ambiental, poderia causar danos irreversíveis ao meio ambiente e também prejuízos econômicos aos cofres públicos, caso venha a ser reconhecida a inviabilidade do empreendimento.

 

A empresa vencedora da concorrência para a construção do autódromo, a Rio Motor Park Holding S.A., também foi incluída no processo.

 

Em nota, a prefeitura do Rio informou que a Procuradoria-Geral do Município vai analisar a decisão após ser intimada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique