No Dia Nacional do Homem, Secretaria de Saúde do Pará alerta para cuidados com a saúde masculina

01:37 Geral, Notícias 15/07/2019 - 15h00 Brasília Embed

Michelle Moreira

Prevenção é coisa de homem também.

 

Estatísticas da Sespa, Secretaria de Saúde do Pará, mostram que eles morrem mais cedo que as mulheres por falta de cuidado.

 

As principais vítimas são os portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Entram nesta lista também as vítimas de violência, seja no trânsito ou de uma forma geral, sendo mais recorrente na faixa etária entre 20 e 59 anos.

 

No Pará, o câncer de próstata é o que mais acomete os homens.

 

As barreiras socioculturais os levam a buscar atendimento na atenção especializada quando já estão doentes. E pra buscar reverter esta situação, a Sespa orienta as unidades de saúde nos municípios a adotarem estratégias de alerta sobre a saúde masculina.

 

A ideia é que eles passem a buscar atendimento ainda na Unidade Básica de Saúde onde é possível fazer um check-up focado na prevenção com exames de sangue, aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

 

Outros serviços disponíveis são a atualização do cartão de vacina, verificação de peso e cálculo de índice de Massa Corporal.

 

E não para por aí. É possível ainda fazer o teste de detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite C e outros exames focados na prevenção.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique