Novas regras do frete mínimo para caminhoneiros entram em vigor

01:23 Geral, Notícias 21/07/2019 - 07h32 Brasília Embed

Renata Martins

As novas regras para o cálculo do frete mínimo de transporte de cargas já estão valendo.

 

A partir desse sábado (20), o valor considera 11 categorias na metodologia para os diferentes cálculos dos pisos mínimos.

 

Entre as categorias de cargas, estão os transportes de graneis sólidos, líquidos, cargas armazenadas em frigoríficos ou contêineres, e transportes de cargas perigosas sólidas ou líquidas.

 

Antes, os pisos eram calculados apenas com base no quilômetro rodado, na realização de fretes, e por eixo carregado.

 

A resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também aplica coeficientes de custo de deslocamento e outro, de carga e descarga, que levará em consideração o número de eixos carregados. O novo cálculo considera ainda a distância percorrida pelo caminhoneiro.

 

Na internet, alguns sites, como “calculafrete” e “tabelasdefrete”, simulam o valor mínimo do frete já com as novas regras.

 

E quem contratar o serviço abaixo do piso mínimo vai sentir no bolso. As multas impostas pela ANTT podem chegar a R$ 10 mil. 

 

* Com informações da Agência Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique