Número de obesos no Brasil subiu 67% nos últimos 13 anos

Pesquisa Vigitel

Publicado em 25/07/2019 - 17:03 Por Sayonara Moreno - Brasília

O número de adultos obesos, no Brasil, cresceu 67% nos últimos treze anos. Desde então, estamos diante do maior índice: a cada cinco brasileiros adultos, um está obeso.

 

Isso é o que aponta a pesquisa do Ministério da Saúde, chamada Vigitel. O estudo é realizado, por telefone, desde 2006, e os dados de 2018 foram divulgados nesta quinta-feira (25). Cinquenta e duas mil pessoas foram entrevistadas.

 

O crescimento da obesidade foi ainda maior em uma faixa específica da população. É o que detalha o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.

 

Por outro lado, o brasileiro melhorou alguns hábitos e mantém uma vida mais saudável. O consumo de frutas e hortaliças, por exemplo, cresceu mais de quinze por cento, nos últimos dez anos. Mas ainda assim, apenas uma a cada quatro pessoas do país consome esses alimentos regularmente. Mas como a obesidade cresceu tanto, mesmo com a adoção de hábitos saudáveis?

 

Para o presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Mário Carra, o fator de risco continua porque é preciso melhorar o que é saudável, mas também se afastar dos inimigos da saúde.

 

Para além da questão da obesidade, mais da metade da população brasileira é considerada com excesso de peso. O que, segundo o especialista, é diferente e varia de acordo com o índice de massa corpórea.

 

E tem mais: não adianta se enganar com um corpo aparentemente magro, se nele mora a chamada “barriga de cerveja”. Ela também é sinal de alerta, segundo o endocrinologista, Mário Carra.


Em relação ao consumo abusivo do álcool, a pesquisa mostra que a média se manteve estável na população em geral, mas aumentou em quase 43% entre as mulheres, segundo o levantamento. Mesmo assim, elas são 11% enquanto entre os homens, o percentual é de 26%.

 

Entre as capitais do país, o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu em mais da metade, desde 2007 pra cá, entre os brasileiros de todas as idades.

 

Também foi registrado o aumento de 25%, na realização de atividades físicas e redução do hábito do tabagismo.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo