Nutricionista cria aplicativo que desvenda o mistério dos ingredientes de nomes impronunciáveis

03:10 Geral, Notícias 27/07/2019 - 11h38 Brasília Embed

Eliane Gonçalves

Os rótulos dos alimentos nunca foram uma preocupação para o motorista Jeferson Venturini.

 

Mas ele topa o desafio de ler de que é feito o pão de forma que acabou de comprar. Farinha de trigo integral, farinha de trigo fortificada...

 

Sete ingredientes depois: farinha de malte, conservadores pro pro prionato de cálcio, emulicicantes, que nomes difíceis da gota viu?

 

Jeferson nunca imaginou que, ao comprar um simples pão, estivesse levando tanto produto estranho pra casa.

 

A rotulagem de produtos alimentícios é tema em disputa no Brasil. Rótulos claros podem ajudar o consumidor a fugir de alimentos que fazem mal a saúde. Geralmente aqueles que tem sal demais, gordura em excesso, açucares escondidos e vários produtos químicos na receita.

 

Foi pensando nisso que a nutricionista Carolina Grehs criou o aplicativo Desrotulando. A ferramenta lê o código de barras do produto e traduz para pessoas como Jeferson o que significa cada palavra complicada e o quanto ela pode ser prejudicial à saúde. Carolina, que mora no Canadá, explicou porque resolveu ajudar a traduzir os rótulos dos alimentos:

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique