Onze municípios do Tocantins tiveram 16 mil hectares afetados pelas queimadas até maio deste ano

01:44 Geral, Notícias 20/07/2019 - 13h44 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Com onze cidades em situação de risco, incluindo a capital Palmas, o governo do Tocantins publicou um decreto para medidas urgentes no combate e prevenção a incêndios ambientais.

 

Com a medida, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado e o Naturatins, Instituto Natureza do Tocantins, ficam autorizados a firmar convênios, contratos e cooperação técnica com entidades que atuam na área.


Para combater os incêndios florestais, a Defesa Civil vai acompanhar a execução das ações de campo realizadas nos municípios declarados em situação de risco, no Tocantins. Atualmente, são onze: Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Paranã, Mateiros, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Goiatins, Lizarda, Rio Sono, Arraias e a capital Palmas.


Somente entre janeiro e maio deste ano, esses municípios registraram mais de 3,2 mil focos de queimada, em mais de 16 mil hectares no estado.

 

Para piorar, o núcleo estadual de meteorologia prevê falta de chuvas nas regiões mais afetadas pela seca no Tocantins.

 

Para conscientizar a população sobre o que pode fazer para evitar esse tipo de situação, o governo também vem realizando o chamado dia D, desde o mês de junho. São visitas nas propriedades rurais, onde os moradores são orientados sobre os perigos que as queimadas podem trazer ao meio ambiente e à saúde da população.


Até o momento, o governo calcula que fez mais de 1,8 mil, pelo chamado Comitê do Fogo. O órgão é composto por 30 instituições e já passaram pelas onze cidades em situação de risco.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique