Operação na Maré apreende arsenal de armas no Rio de Janeiro

03:04 Geral, Notícias 19/07/2019 - 09h55 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

Uma operação realizada nessa quinta-feira (18), em um dos maiores conjuntos de favelas do Rio, apreendeu cerca de 30 armas, das quais 23 fuzis e oito toneladas de drogas. A ação no Complexo da Maré, na zona norte carioca, foi resultado de uma parceria entre as secretarias estaduais de Polícia Civil e Polícia Militar.

 

No balanço feito pela polílicia, o governador, Wilson Witzel, afirmou tratar-se da maior apreensão de drogas, armas e munições feita por forças de segurança do estado, em um único dia. Durante a operação, um homem morreu em confronto.

 

Cinco pessoas foram presas, entre elas Adriano Cruz de Oliveira que seria o segundo homem na hierarquia do tráfico de drogas na comunidade Parque União, que fica na Maré.

 

Ele é condenado a mais de 35 anos de prisão e estava foragido da Justiça.

 

Nas redes sociais, moradores relataram intensa troca de tiros logo nas primeiras horas da manhã. Segundo a ONG Redes da Maré houve relatos de invasões a domicílios, sem mandados policiais.

 

O governador afirmou que não ha necessidade de mandado de busca e apreensão em uma situação conflagrada como a daquela região.

 

Na operação, agentes desmontaram dois paiois pertencentes a diferentes quadrilhas.

 

Um deles foi encontrado na comunidade Nova Holanda por agentes do BAC, o Batalhão de Ações com Cães e seria de traficantes que atuam na baixada fluminense. O outro foi encontrado por agentes da Desarme, Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos, no Parque União e é usado por uma das lideranças do tráfico na região da Maré, em roubos de carga e carro por todo o estado.

 

Segundo o delegado titular da Desarme, Marcus Amin, os fuzis encontrados fazem parte de uma reserva bélica do tráfico, usada quando necessário para defender territórios.

 

Amin também afirmou que essa é apenas uma etapa da investigação.

 

Além dos 23 fuzis, foram apreendidos, durante a operação, duas metralhadoras, duas espingardas calibre 12, uma submetralhadora, uma pistola e um revólver e mais de 70 granadas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique