Secretário da Polícia Militar do Rio defende fortalecimento das UPP's

01:42 Geral, Notícias 22/07/2019 - 20h01 Rio de Janeiro Embed

Ícaro Matos

O governo do Rio de Janeiro pretende fortalecer o programa da Polícia Pacificadora. É o que sinaliza o secretário da Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo de Lacerda, em artigo publicado na página da corporação.

 

De acordo com o Coronel, as unidades de Polícia Pacificadora sofreram um profundo processo de sucateamento nos últimos anos, com a perda contínua de recursos humanos e materiais.

 

Mas, segundo ele, duas medidas estão sendo decisivas para reverter o declínio do programa de polícia pacificadora. A primeira foi tomada no ano passado, quando os militares do Gabinete de Intervenção Federal puseram em prática o projeto de reestruturação das UPP’s.

 

A segunda medida, implantada pela Polícia Militar neste ano, é a recuperação física das instalações das Unidades de Polícia Pacificadora, com substituição dos contêineres por construções fortificadas de alvenaria, e também com a recomposição e requalificação do efetivo e reposição das perdas materiais com fornecimento de novas viaturas, armamentos e coletes balísticos.

 

O oficial afirma ainda que a iniciativa tem o apoio integral do governador Wilson Witzel, e que as UPP’s representam não apenas uma política de segurança pública, mas também social.

 

O programa de segurança pública que deu origem às UPPs começou a funcionar em 19 de dezembro de 2008, quando foi instalada a primeira unidade no Morro Santa Marta, em Botafogo, zona sul da cidade do Rio. A região metropolitana chegou a contar com 38 UPPs, sendo 37 na capital e uma na Baixada Fluminense, mas depois o programa foi reestruturado, com a extinção de algumas unidades.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique