Viva Maria: Flor Amarela é o nome do projeto que tenta resgatar a auto-estima de Brumadinho

09:47 Geral, Programetes 10/07/2019 - 13h59 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Primavera no Viva Maria. Os canteiros desse nosso programa de hoje estão repletos de flores. A primeira é bonita até no nome: Margarida! Também conhecida como crisântemo e bem-me-quer. Em latim, ela significa pérola. Em inglês, é Daisy, ” olho do dia”, uma alusão ao fato dela se fechar durante a noite e abrir-se à luz do sol.

 

Mas para nós, aqui no Brasil, Margarida é nome de mulher. É também o nome de uma liderança  que nasceu e morreu no mês de agosto e que há 36 anos continua sendo lembrada com muito carinho por milhares de Margaridas na Marcha que tomou emprestado seu nome e que não demora haverá de fazer florir Brasília!

 

Pois é, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou ontem o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 63/2018, que inscreve o nome de Margarida Alves no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

 

A homenagem foi iniciativa da deputada Maria do Rosário e teve como relator o senador Paulo Paim (PT-RS). O livro está depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília, e traz os nomes de Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Santos Dumont, entre outros personagens históricos.

Sem dúvidas essa homenagem antecipa a primavera das Margaridas que deverá viver sua culminância nos dias 13 e 14 de agosto em nossa capital.


E, em meio a esse florescer de esperança e justiça, Viva Maria se dispõe a colher agora uma flor que, ao contrário das margaridas, é toda amarela. Flor amarela é símbolo de um belo projeto que vem mobilizando dezenas de mulheres em Brumadinho (MG)

.

E Viva maria conversa agora com uma de suas idealizadoras. Falo de Melissa Fayad. Seja muito bem-vinda ao nosso programa!

 

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique