Barroso diz que decisão do Judiciário nem sempre é a popular

Ministro do STF

Publicado em 06/08/2019 - 13:52 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso afirmou nesta segunda-feira (5), no Rio de Janeiro, que nem sempre a decisão correta e justa é popular.

 

Ele foi o orador da cerimônia que concedeu a medalha Teixeira de Freitas ao ministro aposentado do STF Sepúlveda Pertence e acrescentou que, em alguns momentos, o Judiciário deve adotar posições contrárias ao desejo da população.

 

Mas, por isso, precisa ser transparente para que todos possam compreender os motivos que levaram à decisão. Barroso, inclusive, apontou Pertence como um dos responsáveis por iniciar o processo que estabeleceu uma maior interlocução entre o Poder Judiciário e a sociedade e destacou a influência do ex-ministro - um dos primeiros indicados ao Supremo após a redemocratização sobre posições recentes do STF.

 

Em seu discurso, Barroso também defendeu a necessidade de uma reforma política capaz de baratear o custo das campanhas eleitorais, aumentar a representatividade do Congresso e facilitar a governabilidade. Para ele, é preciso combater a influência do poder econômico nas eleições e a multiplicação dos partidos, já que muitos não teriam nenhum programa autêntico.

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo