Canal de Whatsapp para combate às fake news já respondeu 11,5 mil perguntas em 1 ano

01:20 Geral, Notícias 31/08/2019 - 13h04 Brasília Embed

Daniel Costa*

Você já recebeu alguma mensagem sobre vacinas, doenças e remédios e ficou se perguntando se aquilo era verdade?

 

As fake news são espalhadas diariamente nas redes sociais. Algumas são inofensivas, mas muitas podem colocar a vida das pessoas em risco.

 

Para combater a propagação de notícias falsas, o Canal Saúde Sem Fake News, do Ministério da Saúde, responde dúvidas sobre boatos espalhados na internet por meio de um número do WhatsApp.

 

De acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira, desde o lançamento da ferramenta, há um ano, já foram respondidas cerca de 11,5 mil mensagens. A maior parte das dúvidas são referentes à vacinação, como malefícios da vacina e vacinas anticâncer, mas os profissionais responsáveis pela ferramenta também recebem perguntas sobre cura de doenças e alimentos infectados.

 

Segundo o ministério, a propagação desse tipo de informação é grave e pode até matar, já que algumas das notícias ensinam as pessoas a fazerem remédios caseiros, que na verdade não são seguros para consumo.

 

Para tirar dúvidas, mande uma mensagem no WhatsApp para o número 61 99289 – 4640. Você também pode se informar no portal do Ministério da Saúde em: saúde.gov.br/fakenews.

 

* Estagiário com supervisão de Jéssica Gonçalves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique