Casos de sarampo no Brasil aumentam 40% em uma semana; números podem dobrar

Epidemia

Publicado em 28/08/2019 - 22:15 Por Victor Ribeiro - Brasília

O número de casos da epidemia de sarampo no país aumentou quase 40% da semana passada para esta semana. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado nessa quarta-feira (28) pelo Ministério da Saúde, os casos confirmados desde o início do surto da doença, no dia 2 de junho, eram 1.680 até a semana passada, e chegaram a 2.331 no balanço desta semana. Além de um homem de 42 anos, que morreu em decorrência da doença, a morte de uma criança menor de um ano está em investigação.


O boletim indica ainda que quase 11 mil pessoas estão com suspeita da doença e ainda aguardam os resultados de exames. O levantamento do Ministério da Saúde aponta que 26% dos casos suspeitos acabam sendo confirmados para sarampo. Se essa tendência se mantiver, o número de pessoas infectadas pode dobrar nos próximos dias.


Apesar disso, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, avalia que os números devem parar de crescer em breve.


“A atualização dos dados toda semana é fundamental para que a gente consiga entender a tendência dessa transmissão. Tudo indica, baseado nas ações realizadas, que a gente está chegando em um período de estabilização”.


O ministério não considera necessário fazer campanha de vacinação, mas comprou quase 29 milhões de doses extras de vacina contra o sarampo.


A faixa etária mais vulnerável é de crianças menores de um ano. A cada 100 mil habitantes nessa idade, 45 estão infectados. Em seguida, vem as crianças de 1 a 4 anos de idade, com incidência de sarampo em 12 a cada 100 mil habitantes.


O sarampo é uma doença transmitida pelo ar e pode se espalhar muito rápido. Uma pessoa infectada pode transmitir para até 18 pessoas.


Wanderson Oliveira destacou que esse surto da doença não tem relação com o registrado no ano passado no Norte do país.


“Amazonas, Pará e Roraima conseguiram interromper a cadeia de transmissão daquele surto. Então estamos falando de uma nova cadeia de transmissão. Os casos atuais de São Paulo são provenientes da Noruega e de Israel”.


Apesar de não ter uma campanha específica para a vacina tríplice viral, que previne contra o sarampo, ela deve ser incluída na campanha de multi-imunização que o Sistema Único de Saúde vai oferecer no mês de outubro. Após a morte do homem de 42 anos, o ministério planeja para o ano que vem vacinar adultos que não tenham se imunizado.


De acordo com o secretário Wanderson Oliveira, os laboratórios não têm estoque de vacina disponível e, por isso, tem sido difícil encontrar vacina contra sarampo até mesmo na rede particular.

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo