Cidade maranhense age para bloquear sarampo

Sarampo

Publicado em 13/08/2019 - 21:15 Por Sayonara Moreno - Brasilia

Depois de uma mulher do município maranhense de Vitorino Freire viajar para São Paulo e voltar à cidade de origem com SARAMPO, a Secretaria de Saúde do Maranhão anunciou medidas para impedir que a doença se espalhe pelo estado.

São as chamadas ações de bloqueio. Todas as pessoas que tiveram contato direto com a paciente infectada foram vacinadas para bloquear a ação do vírus do Sarampo. Além disso, a vacinação da população geral de Vitorino Freire vem sendo reforçada.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, a paciente tem 48 anos de idade e contraiu a doença em São Paulo, estado com o maior índice de casos de sarampo no país.

A mulher apresentou manchas avermelhadas pelo corpo, além de febre, conjuntivite, coriza e tosse: principais sintomas da doença.

Depois do diagnóstico, a paciente está isolada em casa, recebendo cuidados do marido, que já teve a sarampo e está imune ao vírus.

A Secretaria de Saúde informou que o vírus se espalha porque as pessoas deixam de se vacinar, mesmo com doses disponíveis nos postos de saúde.

Os cuidados com toda a população de Vitorino Freire começaram nesta semana, com o reforço da imunização em crianças e adultos.

O Brasil era um país considerado livre do sarampo, mas perdeu este selo no ano passado, depois que a Organização Mundial de Saúde confirmou MAIS DE DEZ MIL casos da doença em todo o país. No estado do Maranhão, o último caso havia sido registrado na cidade de Coelho Neto, em 1999.

Segundo o Ministério da Saúde, entre maio e o início de agosto deste ano, foram mais de NOVECENTOS casos de Sarampo no Brasil. Os estados com maior incidência são: São Paulo, com novecentos, Rio de Janeiro, com cinco e Bahia, um caso.

A doença também foi identificada no Pará, em Minas Gerais, Roraima, Mato Grosso, Amazonas e Santa Catarina.

Da Rádio Nacional em Brasília, Sayonara Moreno

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo