Começa vacinação contra o sarampo no país; 1,4 milhão de crianças devem ser imunizadas

02:28 Geral, Notícias 22/08/2019 - 14h36 Brasília Embed

Renata Martins

Uma campanha nacional quer vacinar crianças de seis meses e menores de 1 ano contra o sarampo em todo o país.

 

A campanha, que teve início nesta quinta-feira (22),  é diferente. Isto porque o publico-alvo são bebês de seis meses a 11 meses e 29 dias. Essa dose de vacina é denominada tecnicamente de “dose zero”.

 

Normalmente, a proteção vacinal contra o sarampo começa quando a criança completa um ano, e recebe a primeira dose da tríplice viral.

 

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explica que a medida pretende proteger esse público-alvo que é o mais suscetível a casos graves e óbitos decorrentes da doença.

 

Os estados vão receber 10% a mais das doses para a aplicação nessa faixa etária. A meta é vacinar cerca de R$1,4 milhão crianças menores de um ano de idade.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, mais de 1,6 mil casos confirmados de sarampo.  99% dos casos foram confirmados no estado de São Paulo.

 

A pasta ressalta que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança.

 

A imunização de rotina deve ser mantida. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis precisam  levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) da tetra viral ou a tríplice viral + varicela.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique