Corpo de Bombeiros do DF recebe cerca de 15 chamados por dia para apagar incêndios

02:09 Geral, Notícias 21/08/2019 - 09h43 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Imagine 15 chamados por dia para os militares do Corpo de Bombeiros apagarem incêndios florestais, em todo o Distrito Federal. Essa vem sendo a rotina da corporação, desde o início do ano, e a situação vem piorando, com a falta de chuvas.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros do DF, foram mais de três mil ocorrências, nos sete primeiros meses do ano: um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas mais de 2,4 mil idas aos locais de incêndio florestal.

 

O comandante do Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Medeiros, explicou que, como choveu muito no início deste ano, a vegetação cresceu bem e virou um prato cheio na estiagem: um pequeno descuido pode gerar um incêndio de proporções enormes.

 

Até a primeira quinzena de agosto, foram mais de quatro mil hectares de área queimada no Distrito Federal: para se ter uma ideia do tamanho disso, é como se fossem queimados quase sei mil gramados do estádio Nacional Mané Garrincha.

 

No ano passado, a área queimada foi de quase metade, em comparação com o mesmo período deste ano.

 

O incêndio florestal traz malefícios a todo tipo de vida: vegetação, animais e ao ser humano, além de poluir o meio ambiente.

 

E para evitar estragos do tipo, a orientação do corpo de bombeiros é ter muito cuidado ao acender fogueiras: manter sempre uma distância segura entre a fogueira e a vegetação; jamais colocar fogo para limpeza de terrenos; descartar resto de cigarro apagado em locais adequados e, sempre que identificar fogo, procurar um local seguro e acionar os bombeiros no telefone 193.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique