Estados amazônicos se dividem entre verão seco e estação de chuvas

02:44 Geral, Notícias 03/08/2019 - 05h24 Brasília Embed

Michelle Moreira

Moradores de grande parte da Amazônia Legal vivem nesta época do ano o Verão Amazônico, marcado por altas temperaturas e baixa umidade. A exceção acontece nos estados do Amapá, Roraima e parte do Amazonas, que vivem o período de chuvas.

 

O meteorologista do Censipan - Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia- Diego Silva informa que a situação é comum para esta época do ano.

 

Enquanto a seca atinge alguns estados amazônicos, outros estão em pleno período chuvoso. Isso porque a região amazônica é extensa o que permite encontrar particularidades climáticas. Como explica o meteorologista Ricardo Dallarosa.

 

A médica Flávia Lenzi destaca que a recomendação é se hidratar.

 

Flávia chama atenção ainda para que os cuidados sejam redobrados em alguns estados amazônicos como em Rondônia onde neste período – por causa da seca – aumentam as queimadas. A recomendação é evitar a prática de esportes ao ar livre.

 

A previsão para os próximos três meses é de temperatura acima do normal em Rondônia, em Mato Grosso, no sul de Tocantins e Maranhão. Previsão de altas temperaturas também no nordeste do Amazonas e noroeste do Pará.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique