Estudo aponta países com risco de falta de água no futuro

Meio Ambiente

Publicado em 12/08/2019 - 07:49 Por Sayonara Moreno - Brasília

São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife, Vitória e Campinas: sete cidades brasileiras com alto risco de falta de água no futuro.

 

A conclusão é do estudo Atlas Aqueduct de Risco de Água, do Instituto Mundial de Recursos, feito em 189 países. 

 

O biólogo e economista do instituto, no Brasil, Rafael Feltran Barbieri, explica que, em alguns casos, a condição natural já traz esse risco, como nos países de clima árido e desértico. Outros fatores se somam, como a degradação do meio ambiente. O Brasil tem esses dois fatores e, por essas razões, pode faltar água principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e no Planalto Central, onde fica a capital Brasília.

 

Rafael Feltran ainda menciona que, mesmo com cidades em situação preocupante, o Brasil ainda está em uma posição confortável.

 

Dos 17 países que enfrentam um estresse hídrico extremamente alto, 80% das águas são consumidas pela agricultura, indústria e usos nas cidades. Por isso, o biólogo defende que, além da questão de governo e da consciência da população, a indústria e o agronegócio podem amenizar o problema.

 

Mas nem tudo está perdido, na avaliação do pesquisador. Um dos estudos do instituto mostra como o investimento na recuperação de florestas torna os sistemas de abastecimento mais eficientes e resistentes. Para Barbieri, é importante o compartilhamento da responsabilidade.

 

A pesquisa mostra que 17 países apresentam alto risco de estresse hídrico, o que significa grande chance de menor oferta de água do que é utilizado. Desses países, 12 estão em regiões como Oriente Médio e Norte da África.

Últimas notícias
Educação

Inscrições abertas para o Exame Nacional de Residência 2024

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo do Instituto Federal Goiano analisa poluição em praias

Um estudo liderado pelo Instituto Federal Goiano vai fazer um amplo diagnóstico sobre a poluição por microplásticos nas praias brasileiras.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição reúne mais de 150 obras de Lygia Clark na Pinacoteca de SP

A mostra "Lygia Clark: Projeto para um planeta" reúne mais de 150 obras que atravessam as diferentes fases da carreira da artista mineira.

Baixar arquivo
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo