STF quer acesso a material colhido na Operação Spoofing

Invasão de celulares

Publicado em 02/08/2019 - 16:10 Por Dayana Vítor - Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) quer ter acesso a todo material da Operação Spoofing da Polícia Federal, que prendeu quatro suspeitos de hackear celulares de autoridades. Nessa quinta-feira, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Justiça Federal envie ao STF cópias do inquérito sobre os investigados em até 48 horas.

 

Horas antes da decisão de Alexandre de Moraes, o ministro Luiz Fux, decidiu que as provas recolhidas durante a operação deveriam ser preservadas e cópias remetidas a ele. A decisão foi motivada por ação aberta pelo PDT que pediu a não destruição do material coletado.

 

A ação do PDT foi motivada após a confirmação da invasão do aparelho do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha. Ele afirmou que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, disse que o material obtido nas investigações seria "descartado para não devassar a intimidade de ninguém." Nas redes sociais, Moro afirmou que apenas estava comunicando algumas autoridades que teriam sido vítimas do hackeamento.

 

Ainda na quinta-feira (1º), a Polícia Federal pediu que a prisão temporária dos hackers presos fosse convertida em preventiva, sem tempo determinado. O juiz da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, Ricardo Leite aceitou o pedido. Os investigados foram presos no dia 23 de julho durante a Operação Spoofing da policia federal que investiga a invasão de mais de mil celulares, incluindo de autoridades como o ministro da Justiça, Sérgio Moro e do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo