Anvisa proíbe importação da Ranitidina por possível risco de câncer

01:10 Geral, Notícias 27/09/2019 - 09h53 Brasília Embed

Dayana Vítor

A substância Ranitidina, fabricada pelo laboratório indiano Saraca, não pode mais entrar no Brasil. Ela é usada na fórmula de alguns medicamentos que combatem azias e úlceras. A decisão da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é uma medida cautelar e preventiva. Estudos em animais identificaram uma impureza na Ranitidina, que tem potencial para provocar o câncer em seres humanos.

 

Mas, de acordo com a Anvisa, os medicamentos com Ranitidina têm perfil de segurança bem estabelecido. E que neste momento, não há recomendação aos pacientes para suspender o tratamento. Porém, esclarece que existem vários outros remédios usados para os mesmos problemas de saúde.

 

Aqueles que tiverem alguma dúvida sobre o tratamento, a agência aconselha procurar o médico ou farmacêutico.

 

A Anvisa acrescenta que vai continuar atuando para evitar que substâncias potencialmente cancerígenas estejam presentes nos remédios vendidos no Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique