Aras considera inaceitáveis atitudes de Janot

PGR

Publicado em 29/09/2019 - 10:39 Por Renata Martins - Brasília

Em nota divulgada na tarde deste sábado (28), o novo procurador-geral da República, Augusto Aras, considerou inaceitáveis as atitudes divulgadas no noticiário a respeito de um de seus antecessores.

 

O ex-procurador geral da República Rodrigo Janot afirmou em entrevista à Revista Veja, nessa quinta-feira (26), que chegou a ir armado com um revólver ao STF com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes e depois se suicidar. O fato teria ocorrido 2017.

 

Augusto Aras também defendeu o Ministério Público Federal. O atual procurador-geral disse confiar em seus colegas, que ele chamou de homens e mulheres dotados de qualificação técnica. Afirmou ainda que os erros de um único ex-procurador não têm o condão de macular o MP e seus membros.

 

O ministro Gilmar Mendes criticou o modo de escolha do procurador-geral.

 

Na avaliação de Gilmar, pessoas sem qualificação jurídica, moral e psicológica são escolhidas para o cargo. A declaração foi dada depois do episódio com Rodrigo Janot – ao qual chamou de facínora.

 

Nessa sexta-feira (27), o ministro do STF, Alexandre de Moraes, suspendeu o porte de arma de Janot e proibiu o ex-procurador de se aproximar de integrantes da Suprema Corte ou de entrar nas dependências do tribunal.

 

Durante buscas em Brasília, também autorizadas pelo STF, a polícia federal apreendeu uma pistola de propriedade do ex-procurador, em Brasília.

 

Rodrigo Janot ainda não se pronunciou sobre as decisões do ministro Alexandre de Moraes, nem sobre a nota da PGR.

 

A Associação Nacional dos Procuradores da República condenou as buscas e apreensões na casa e no escritório do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Para a associação, os mandados foram emitidos em uma "investigação inconstitucional" sobre supostas ofensas e divulgação de fake news contra integrantes da Corte, que foi contestada quando aberta, em março.

 

Últimas notícias
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo