Aras promete atuar com democracia e defender minorias

Posse PGR

Publicado em 26/09/2019 - 15:51 Por Sayonara Moreno - Brasília

Velar todos os valores da Constituição Federal, atuar com democracia e defender as minorias. Esse foi um dos compromissos que o novo procurador-geral da República, Augusto Aras, assumiu, durante a posse no cargo.

 

A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto, com a participação de diversas autoridades.

 

Ao assinar o termo de posse, o presidente Jair Bolsonaro voltou a mencionar a dificuldade em encontrar um nome a ser indicado para a PGR. O presidente disse ainda esperar que Augusto Aras cumpra o papel de forma altiva, independente e com responsabilidade.

 

Antônio Augusto Brandão de Aras foi aprovado para o cargo, nessa quarta-feira (26), após sabatina no Senado Federal, com 68 votos a favor, 10 contrários e uma abstenção. Aras foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, mesmo fora da lista tríplice apresentada pela Associação de Procuradores da República.

 

Questionado durante a sabatina no Senado por ter sido escolhido fora da indicação, Aras argumentou que a lista trouxe corporativismo para o Ministério Público e defendeu a unidade da instituição.

 

Ainda na sabatina, o novo procurador disse apoiar a Operação Lava Jato, mas admitiu ver excessos, a exemplo do que chamou de “busca por holofotes de alguns procuradores”. Quando perguntado se teria independência em relação ao Executivo, Aras afirmou que terá independência com harmonia.

 

Ao fim da cerimônia de posse, o novo procurador disse que vai dar andamento às atividades do órgão, com uma nova equipe. Ele também citou que a solenidade como novo procurador vai ocorrer na sede do Ministério Público Federal, na próxima quarta-feira.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo