Atletas olímpicos ganham um parque florestal na zona norte do Rio

01:57 Geral, Notícias 25/09/2019 - 20h22 Rio de Janeiro Embed

Tatiana Alves

As mudas plantadas por atletas olímpicos em 2016 acabaram de ganhar um espaço, no Parque Radical, em Deodoro, na zona norte do Rio de Janeiro. A Floresta dos Atletas começou a ganhar forma, nesta quarta-feira.

 

O plantio das 13 mil mudas de 207 espécies da Mata Atlântica honra compromisso internacional, assumido na abertura dos jogos, ao vivo, para mais de três bilhões de pessoas em todo o planeta, que acompanharam a cerimônia transmitida ao vivo do Maracanã.

 

O início do plantio no Parque Radical, um legado dos jogos, teve a participação do prefeito do Rio, Marcelo Crivella.

 

Na cerimônia de abertura da Rio 2016, atletas depositaram, em pequenos tubos, sementes de espécies da Mata Atlântica, representando o número de países que participaram da Olimpíada, a primeira a ter um compromisso ambiental.

 

Serão investidos R$3 milhões para plantar todas as mudas em uma área de 50 mil metros quadrados, no Parque Radical. Os recursos vieram de compensações ambientais utilizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um mecanismo legal de contrapartida para que empresas que causem impacto ao meio ambiente compensem os danos.

 

Das 207 espécies selecionadas, 42 correm algum risco de extinção e 92 possuem frutos que podem ser consumidos. A primeira fase do plantio da Floresta dos Atletas vai receber 75 espécies, entre elas mudas de Pau-Brasil, Pau-Ferro, Jequitibá, Aldrago e de árvores frutíferas como Pitanga, Cambucá e Grumixama.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique