Cerca de 20% dos escombros da ponte no rio Moju, Pará, já foram retirados

01:15 Geral, Notícias 26/09/2019 - 13h35 Brasília Embed

Daniel Costa

Mergulhadores que trabalham na remoção dos destroços da estrutura da ponte rio Moju, no Pará, conseguiram retirar cerca de 20% dos escombros.

 

O trabalho de remoção é um dos maiores desafios na reconstrução do vão central da ponte que desabou depois de ser atingida por uma embarcação clandestina, no dia 6 de abril deste ano.

 

A operação é delicada em virtude da forte correnteza nessa área, que está nas proximidades do encontro dos rios Moju e Acará, aliada à baixa visibilidade no fundo do rio.

 

Em maio, para liberar a área e colocar as estacas do novo pilar central, foram removidas a embarcação e parte da pista que caiu por cima da balsa.

 

Dez mergulhadores trabalham na retirada dos escombros; inclusive, no período noturno. O supervisor da equipe, Felipe Vitor dos Santos, explica que trata-se de uma atividade extremamente complexa, cercada de cuidados e que exige um aparato tecnológico de alta precisão.

 

Cada pedaço retirado tem entre 50 e 60 toneladas.

 

As partes de concreto armado serão cortadas em pedaços menores e reaproveitadas no aterramento de vicinais dos municípios do entorno da ponte, Acará e Moju.

 

* Com supervisão de Sâmia Mendes. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique