Facilidades oferecidas por email são mentirosas

01:58 Geral, Notícias 16/09/2019 - 17h36 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Quem nunca recebeu mensagens no e-mail ou até pelo whatsapp, oferecendo empregos irrecusáveis, facilidades na compra de produtos ou até mesmo ameaça de bloqueio de algum serviço? Tem cara de golpe, mas muita gente continua caindo nessa!

 

Nos últimos dias, dois avisos que chegam pelas redes podem trazer, no futuro, dor de cabeça aos usuários: um deles é ameaça de cancelamento do Título de Eleitor. Na mensagem, os golpistas escrevem em nome do TSE, Tribunal Superior Eleitoral.

 

Preocupado com o tanto de gente que pode cair na armadilha, o TSE alerta os eleitores que são mensagens falsas enviadas apenas para coletar informações das pessoas. Os comunicados pedem que os eleitores atualizem a situação cadastral, fornecendo dados importantes para a atuação de criminosos. O tribunal faz questão de informar que a justiça eleitoral NUNCA envia comunicados por e-mails ou mensagens de celular. Exceto aos cadastrados como mesários, mas somente se autorizarem antes.

 

Outro caso é oferta de emprego, sem exigir experiência, no corpo de bombeiros, com salários que chegam a quase sete mil reais: para muita gente, está na cara que é um golpe daqueles, mas ainda há quem acredite, sobretudo com a esperança de conseguir um emprego. Ao cair nessa armadilha virtual, a vítima acaba informando dados pessoais, como nome completo e telefone.

 

O corpo de bombeiros do Distrito Federal alerta que é importante conferir o endereço eletrônico de onde vêm as mensagens. No caso da corporação, são e-mails que terminam com cbm.df.gov.br.

 

Antes que seja tarde demais, o melhor mesmo é sempre checar as informações com a instituição citada: seja no site oficial, uma pesquisa na internet ou por telefone, e lembrar sempre de um ditado que diz: “laranja madura na beira da estrada, está bichada ou tem marimbondo no pé”.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique