Facilidades oferecidas por email são mentirosas

Golpe

Publicado em 16/09/2019 - 17:36 Por Sayonara Moreno - Brasília

Quem nunca recebeu mensagens no e-mail ou até pelo whatsapp, oferecendo empregos irrecusáveis, facilidades na compra de produtos ou até mesmo ameaça de bloqueio de algum serviço? Tem cara de golpe, mas muita gente continua caindo nessa!

 

Nos últimos dias, dois avisos que chegam pelas redes podem trazer, no futuro, dor de cabeça aos usuários: um deles é ameaça de cancelamento do Título de Eleitor. Na mensagem, os golpistas escrevem em nome do TSE, Tribunal Superior Eleitoral.

 

Preocupado com o tanto de gente que pode cair na armadilha, o TSE alerta os eleitores que são mensagens falsas enviadas apenas para coletar informações das pessoas. Os comunicados pedem que os eleitores atualizem a situação cadastral, fornecendo dados importantes para a atuação de criminosos. O tribunal faz questão de informar que a justiça eleitoral NUNCA envia comunicados por e-mails ou mensagens de celular. Exceto aos cadastrados como mesários, mas somente se autorizarem antes.

 

Outro caso é oferta de emprego, sem exigir experiência, no corpo de bombeiros, com salários que chegam a quase sete mil reais: para muita gente, está na cara que é um golpe daqueles, mas ainda há quem acredite, sobretudo com a esperança de conseguir um emprego. Ao cair nessa armadilha virtual, a vítima acaba informando dados pessoais, como nome completo e telefone.

 

O corpo de bombeiros do Distrito Federal alerta que é importante conferir o endereço eletrônico de onde vêm as mensagens. No caso da corporação, são e-mails que terminam com cbm.df.gov.br.

 

Antes que seja tarde demais, o melhor mesmo é sempre checar as informações com a instituição citada: seja no site oficial, uma pesquisa na internet ou por telefone, e lembrar sempre de um ditado que diz: “laranja madura na beira da estrada, está bichada ou tem marimbondo no pé”.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo