Festival de Parintins: MP do Amazonas investiga denúncias envolvendo bois Caprichoso e Garantido

02:03 Geral, Notícias 12/09/2019 - 08h36 Brasília Embed

Juliana Cézar Nunes

Três promotorias de Justiça de Parintins decidiram investigar os gastos dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, estrelas do Festival de Parintins.

 

As associações que administram os bumbás terão 10 dias para apresentar documentos relativos à prestação de contas dos últimos dois anos.

 

O Ministério Público do Amazonas abriu inquérito depois de receber denúncias e encontrar indícios de irregularidades, especialmente nos comprovantes de despesas.

 

O Festival de Parintins é realizado anualmente no mês de junho. Este ano, cada boi-bumbá recebeu R$8,5 milhões em recursos públicos e privados, incluindo isenção fiscal de patrocinadores.

 

A promotora de Justiça Marina Campos afirma que a intenção é garantir a continuidade dos repasses.

 

O festival movimenta a economia de Parintins e leva cerca de 80 mil turistas para a cidade.

 

Sonora: “O festival é muito grandioso, é um patrimônio público que tem de ser preservado e é por isso que a gente vai fazer essa apuração.”

 

Em nota, Fábio Cardoso, presidente da Associação Folclórica Boi-bumbá Garantido, diz que recebe a notícia da investigação do Ministério Público com naturalidade.

 

De acordo com ele, a prestação de contas de 2018 foi aprovada pelo Tribunal de Contas do Amazonas e, a deste ano, já foi encaminhada para a Secretaria de Cultura do estado.

 

Já a assessoria do Boi-Bumbá Caprichoso afirma que a nova gestão vai apresentar toda a documentação solicitada.

 

Jender Lobato, diretor recém-empossado do Caprichoso, vai ao Ministério Público nessa quinta-feira se colocar à disposição das promotorias.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique