MP do Rio lamenta pedido de federalização da investigação do assassinato de Marielle Franco

01:42 Geral, Notícias 18/09/2019 - 08h40 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro divulgou nota nesta terça-feira (17) lamentando o pedido de federalização de parte das investigações dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes.

 

O pedido foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República para apurar supostas irregularidades na investigação das mortes ocorridas em 14 de março de 2018.  Segundo o MP, o pedido refere-se à identificação dos mandantes dos crimes e tentativa semelhante foi executada no ano passado.

 

Ainda segundo o Ministério Público fluminense, Emenda Constitucional prevê o deslocamento da competência para a Justiça federal somente quando demonstrada a ineficiência dos órgãos estaduais. E que jamais tal fato foi verificado ao longo de todo o processo. O MP destaca ainda que em encontro ocorrido na sede do MPRJ, na  última segunda-feira )16), bem como em reuniões anteriores a correção da conduta nas investigações teria sido atestada pelos próprios familiares de ambas as vítimas.

 

O MP ressalta que já denunciou Ronnie Lessa e Elcio de Queiroz como os executores do crime. E também Rodrigo Jorge Ferreira e Camila Moreira Lima Nogueira pelo crime de obstrução de Justiça. 

 

Uma terceira denúncia, segundo o MP, também  foi ofertada contra quatro pessoas, por novo crime de obstrução, estando no aguardo de decisão judicial.

 

Além disso, o órgão informou que está em curso uma outra investigação para apurar a participação de outros envolvidos nas mortes da vereadora e de seu motorista.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique