Primavera chega com temperaturas altas e chuvas irregulares, prevê Climatempo

02:36 Geral, Notícias 23/09/2019 - 08h53 Brasília Embed

Juliana Cézar Nunes

Toda mudança de estação traz aquela vontade de reabrir as janelas da vida e começar um novo ciclo. Fazer tudo diferente é bem melhor.

 

A primavera parece o momento ideal para isso. Esse ano ela começou exatamente às 4h50 desta segunda-feira (23).

 

É quando acontece o Equinócio, de mesmo nome da estação. O Sol cruza a linha do Equador e ilumina tanto o Hemisfério Sul, quanto o Norte.

 

O astrônomo Thiago Gonçalves lembra que é uma boa oportunidade para se reconectar com os mistérios do universo e os desafios da ciência.

 

“É importante cuidar da terra, cuidar do meio ambiente e cuidar do nosso lugar nesse universo, porque até agora a gente ainda não encontrou nenhum outro planeta com Primavera ou não que a gente pudesse habitar. Então é importante cuidar do nosso planeta.”

 

E o que podemos esperar nas próximas semanas? Calor acima da média e chuvas irregulares, concentradas na Região Sul.

 

O El Niño perdeu força em agosto e as águas do Atlântico ficaram abaixo da temperatura esperada para que as frentes frias avancem pelo país. E isso gera irregularidade das chuvas.

 

É o que explica Graziella Gonçalves, meteorologista do Climatempo.

 

“Quando chega essa umidade desorganizada, atinge locais onde a temperatura está alta.”

 

Então, o jeito é sair de casa com roupas leves, garrafinha com água, guarda-chuva e coragem. A atenção deve continuar redobrada com os incêndios florestais.

 

A boa notícia é que até dezembro as chuvas tendem a aumentar. Vamos torcer para que não nos faltem flores e água para refrescar.

 

* Matéria atualizada às 11h48 de 23/09/2019.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique