Refugiados vão disputar título de Campeão Carioca

01:39 Geral, Notícias 15/09/2019 - 09h56 Rio de Janeiro Embed

Tatiana Alves

Seleções de oito nacionalidades vão disputar o título de Campeão Carioca, no encerramento da etapa regional da Copa dos Refugiados e Imigrantes deste ano, no próximo dia 21, sábado.

 

O objetivo da competição, que acontecerá no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, é dar visibilidade ao contexto em que vivem os imigrantes e refugiados no Brasil, valorizar as culturas e chamar a atenção para as demandas dessa população.

 

Seleções de Angola, Chile, Colômbia, Guiné-Bissau, Haiti, República Democrática do Congo, Síria e Venezuela entraram em campo no último sábado (7) para disputar a fase classificatória. O campeonato é apoiado pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Além de promover os jogos da fase regional, o Rio será a sede da etapa Brasil. A competição vai até o fim do ano e, até lá, os campeões de outras capitais chegarão à cidade maravilhosa para concorrer ao título nacional.

 

O campeonato tem a participação de mais de mil atletas, de 39 nacionalidades.

 

A Copa dos Refugiados e Imigrantes é organizada pela ONG África do Coração, em conjunto com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, o Acnur, e entidades parceiras.

 

O tema deste ano é “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que foi forçada a deixar o seu país.”

 

No local dos jogos haverá feira cultural com trabalhos artísticos de imigrantes e refugiados.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique