Vacinação contra aftosa no Amapá começa em 15 deste mês

Campanha

Publicado em 04/09/2019 - 10:02 Por Bianca Paiva - Brasília

O lançamento da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa no Amapá está previsto para o próximo dia 12. O período de imunização será de 15 de setembro a 15 de novembro.

 

A expectativa da Diagro, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do estado, é atingir 97% de cobertura vacinal. No ano passado o alcance foi de 95%, acima do que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento considera como uma boa cobertura, que é de 90%.

 

De acordo com informações da agência, neste ano a dosagem da vacina passa a ser bivalente, ou seja, com dois mililitros, e não com cinco como era antigamente. Trata-se de uma estratégia do plano para a retirada da vacinação, que deverá ocorrer em 2021.

 

Os produtores também precisam, obrigatoriamente, declarar a imunização até 25 de novembro. Caso isso não seja feito, eles vão ficar impedidos de transitar e comercializar animais, terão o nome incluído na lista de inadimplentes da Diagro e poderão ser multados.

 

Quem deixar de vacinar o rebanho deverá pagar R$ 40,50, por animal. Já para quem deixar de declarar a imunização, a multa é de R$ 67,50, por animal.

 

O rebanho de bubalinos no Amapá é o segundo maior do país, com mais de 290 mil cabeças. Já o número de bovinos é de cerca de 53,6 mil cabeças. Os animais estão localizados em 1.944 propriedades ativas, no estado.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo