Alvos da polícia no RJ são suspeitos de aplicar golpes com promessa de investimento lucrativo

01:50 Geral, Notícias 10/10/2019 - 16h42 Rio de Janeiro Embed

Ícaro Matos

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou operação nesta quinta-feira, para desarticular uma quadrilha com atuação em pelo menos quatro unidades da federação, envolvida em crimes contra a ordem econômica e as relações de consumo, estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

 

A ação tem o objetivo de cumprir seis mandados de prisão temporária e 36 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e também no Distrito Federal, e conta com o apoio das polícias civis destes locais. Além disso, também será executado o sequestro de bens e valores de contas bancárias dos alvos, no valor de até R$ 50 milhões.

 

De acordo com a Polícia Civil, a fraude era uma espécie de pirâmide financeira através de empréstimos consignados, em um esquema elaborado para lesar servidores públicos, militares, aposentados e pensionistas. Os golpistas entravam em contato com as vítimas, as convenciam a fazer o empréstimo e depois a aplicar o dinheiro em investimentos, com ganhos vultuosos e incompatíveis com a realidade do mercado.

 

A quadrilha pagava pequenos lucros do suposto investimento nos primeiros meses, mas depois suspendia os repasses e embolsava o dinheiro do empréstimo, deixando a dívida em nome da vítima. Os valores obtidos com o golpe eram usados pelos envolvidos para viagens pessoais e compra de bens e artigos de luxo.

 

Ainda segundo a Polícia Civil, a organização criminosa planejava entrar na política no estado do Maranhão, onde tinha ramificações, com o lançamento de candidaturas a cargos eletivos, nas eleições municipais do ano que vem. O objetivo seria auferir ganhos financeiros e dar respaldo e imunidade à ações da quadrilha.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique