Companhia de Saneamento do DF alerta: caixa d'água deve ser compatível com o consumo familiar

02:31 Geral, Notícias 15/10/2019 - 16h38 Brasília Embed

Daniel Costa*

Até esta sexta-feira, a Caesb vai restringir o abastecimento de água da região de Sobradinho e Planaltina. A medida faz parte do Plano de Restrição para o Sistema de Abastecimento de água na região.

 

As interrupções preveem a redução da pressão da rede de água e a suspensão parcial do abastecimento das localidades por até 24 horas.

 

Segundo a Caesb, o calendário de possíveis interrupções é divulgado com no mínimo 24 horas de antecedência, mas de acordo com o superintendente de Operação e Manutenção da companhia, Paulo Caldeira, é essencial que todas as residências contem com uma caixa d’água reserva, medida obrigatória no Distrito Federal.

 

“A resolução da Adasa previu que cada imóvel tem que ter uma caixa d’água com o consumo mínimo de 2 horas, que seria o tempo máximo que a Caesb levaria para fazer um conserto maior. O objetivo é exatamente para que o morador não tenha desabastecimento durante os períodos em que temos que fazer manutenção no sistema”.

 

De acordo com a legislação da Adasa, a Agência Reguladora de Águas, todas unidades usuárias do Distrito Federal devem ter uma caixa d'água com volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, que é de 100 litros por pessoa. Ou seja, uma casa com quatro pessoas teria que contar com uma reserva de 400 litros de água.

 

Outro fator importante é a limpeza dos reservatórios, que segundo a legislação, é responsabilidade do próprio usuário. De acordo a Caesb, a limpeza é simples e pode ser feita em dois passos.

 

“O primeiro deles é esvaziar o reservatório não completamente. Você vai lavar ele com uma vassoura limpa. Feito isso você despreza aquela água e coloca mais um pouco para fazer a desinfecção. Isso você pode fazer com água sanitária. A gente recomenda que seja meio litro de água sanitária para cada 500 litros de água.

 

As interrupções devem acontecer entre às 8h da manhã do dia programado até as 8h da manhã do dia seguinte. Para saber se sua região vai ser afetada pelo Plano de Restrição, acesse: caesb.df.gov.br

 

*Estagiário, com supervisão de Gláucia Gomes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique