Controlado incêndio que atingiu sítio arqueológico no Pará

01:28 Geral, Notícias 07/10/2019 - 17h17 Brasília Embed

Renata Martins

Uma chuva que caiu no Parque Estadual de Monte Alegre - o Pema, no Pará, por volta das quatro horas da manhã desta segunda-feira, contribuiu significativamente para a contenção do fogo que atinge a área desde sábado.

 

A informação é do Corpo de Bombeiros. Imagens capturadas por drones também demonstram que a situação foi controlada. Duas equipes da corporação estiveram no local e não encontraram mais sinais de fumaça. O parque continua sendo monitorado.

 

Os principais focos de incêndio foram registrados no sítio arqueológico Serra da Lua, o mais antigo da Amazônia Sul-Americana. O sítio fica dentro do Pema e possui pinturas rupestres datadas em mais de 11 mil anos, que se estendem por mais de 200 metros ao longo de um paredão.

 

O parque é ainda o habitat de uma espécie ameaçada de extinção, a ave Aratinga aculata, conhecida na região como cacaué.

 

A Unidade de Conservação abriga 15 sítios arqueológicos e é gerida pelo Ideflor-Bio, Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará. De acordo com a instituição, o sítio Serra da Lua está fora de perigo, mas a visitação no Pema continua suspensa temporariamente.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique