Cresce o número de afogamentos em Rondônia

Imprudência

Publicado em 26/10/2019 - 10:35 Por Bianca Paiva - Brasília

Rondônia já contabiliza este ano 51 casos de mortes por afogamento. São 11 óbitos a mais em relação ao registrado em todo o ano passado.

 

A maioria ocorreu por falta de colete salva-vidas, quando acontecem acidentes com embarcações, e imprudência de banhistas em balneários mais isolados.

 

Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros do Estado Fabrício Rodrigues o aumento dos registros é preocupante e, por isso, a corporação tem intensificado as ações preventivas.

 

De acordo com o sargento Fabrício Rodrigues, os afogamentos costumam aumentar no período de estiagem na Amazônia, quando as chuvas e o volume dos rios diminuem. O calor e a formação de praias atraem mais pessoas aos balneários. O bombeiro dá algumas dicas para evitar acidentes.

 

Caso alguém presencie um afogamento, os bombeiros recomendam, em primeiro lugar, chamar um salva-vidas. Se não houver um profissional no local, a orientação é tentar acalmar a vítima, lançar objetos que possam servir de boia, como garrafa pet ou isopor ou itens para que ela possa ser puxada, como um galho ou corda.

 

A tentativa de resgate na água só deve ser feita se a pessoa souber nadar e tiver preparo físico, para que não se torne mais uma vítima.

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo