Ferrovia do Corcovado comemora 135 anos com quarta geração de trens

03:20 Geral, Notícias 09/10/2019 - 12h58 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

A quarta geração de trens que atravessa os trilhos da Estrada de Ferro do Corcovado, levando cariocas e visitantes para uma das Sete Maravilhas do Mundo, o Cristo Redentor, começou a operar no Rio de Janeiro. Pioneira em diversos momentos da história ferroviária brasileira, a linha inaugurada pelo imperador Pedro II comemora 135 anos nesta quarta-feira (9), aumentando sua capacidade par 600 passageiros por hora, o dobro da atual.

 

As negociações para a compra das três modernas composições começaram há 12 anos, junto a uma empresa suíça. A novidade exigiu investimentos de cerca de R$200 milhões da concessionária Trem do Corcovado.

 

O país europeu fabricou todas as quatro gerações que operaram na estrada de ferro. As novas possuem teto panorâmico e espaço destinado a bicicletas e cadeiras de rodas.

 

Segundo o presidente da concessionária, Sávio Neves, os trens foram produzidos sob medida para os 3,8 mil metros da Estrada de Ferro.

 

Apesar do aumento da velocidade máxima, as composições continuarão a fazer o passeio em 20 minutos, para manter "o ar bucólico" da subida em meio à Mata Atlântica do Parque Nacional da Tijuca.

 

O aumento da capacidade também não significa que haverá duas vezes mais lotação no Cristo Redentor, como explica Sávio Neves.

 

Os primeiros trens do Corcovado, que começaram a funcionar em 1884, inuguraram a modalidade de estrada de ferro turística, ainda inédita no Brasil. Já a segunda geração, que começou a operar em 1910, trouxe como novidade o serviço de trens elétricos do país e contribuiu na construção do Cristo Redentor, entre 1922 e 1931.

 

A terceira geração, que funciona há 40 anos, chegou a transportar uma média de 800 mil passageiros por ano. Os trenzinhos do Corcovado estão ligados à história do Rio e se transformaram em passeio obrigatório para todos os  turistas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique