Funcionários da Petrobras entram em greve neste sábado

Em todo o país

Publicado em 25/10/2019 - 17:56 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Os funcionários da Petrobras prometem entrar em greve ao primeiro minuto deste sábado. A decisão foi tomada após assembleias realizadas em todo país dentro das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho.


Segundo a Federação Única dos Petroleiros, a empresa foi comunicada na terça-feira. A FUP havia informado o resultado das assembleias no dia 18 e deu prazo até o dia 22 para que as negociações fossem retomadas, com a mediação do Tribunal Superior do Trabalho.


Ainda segundo a Federação, a categoria optou pela greve depois que a Petrobras retirou diversas cláusulas do ACT, propôs reajuste salarial de 70% da inflação e aumento da assistência médica em cerca de 17%.


A FUP também critica o fechamento e privatização de unidades, o que provoca diminuição de postos de trabalho por meio de diversos planos de demissão.


De acordo com o diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto, a companhia continua trabalhando para evitar a paralisação dos petroleiros.


“Como sempre a gente e trabalha pelo melhor, mas tem que estar preparado para o pior. Recebi notificação da maioria dos sindicatos marcando greve a partir de manhã – que pode ocorrer ou não, fica a critério dos sindicatos – e continuamos trabalhando para que não aconteça. Mas, caso ocorra, estamos preparados para manter a produção mais próximo possível do normal, evitando impacto na produção e na sociedade como um todo”


Eberaldo Neto comentou a ameaça de paralisação dos petroleiros durante entrevista coletiva nesta sexta-feira, na sede da estatal, no centro do Rio, para detalhar o lucro líquido de mais de R$ 9 bilhões obtido no terceiro trimestre deste ano.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo