Ibaneis anuncia isenção de IPVA para carros elétricos por cinco anos; projeto será enviado à Câmara

02:17 Geral, Notícias 07/10/2019 - 16h40 Brasília Embed

Dayana Vitor

300 servidores públicos do Distrito Federal não precisam mais usar os próprios veículos ou funcionais para fazer o trajeto Esplanada dos Ministérios e sedes dos órgãos da administração da capital do país. A partir desta segunda-feira, esses servidores podem utilizar dois veículos elétricos do projeto VEM DF - Veículo para Eletromobilidade do governo local.

 

Além de disponibilizar gratuitamente esses carros, o GDF deve enviar nos próximos dias à Câmara Legislativa projeto de lei para isentar de IPVA por cinco anos quem comprar esse tipo de automóvel. O governador Ibaneis Rocha quer incentivar o uso desse tipo de transporte no DF.

 

“Estamos tentando incentivar o uso do carro elétrico. É uma modernidade que traz sustentabilidade, diminui a poluição e acho que vale a pena. É uma tentativa que vamos fazer para incentivar, e estou estudando expandir também para os carros híbridos. Quero fazer de Brasília uma cidade realmente sustentável”.

 

Para utilizar os carros elétricos, já disponíveis aos servidores públicos, é necessário ter um cartão para desbloquear o automóvel, assim como nos patinetes e bicicletas compartilhadas. Até novembro, estarão disponíveis mais 14 carros. A ideia é adquirir 50. O secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo, detalha.

 

“Os servidores estão cadastrados e vai ser um sistema de cartão. É o mesmo sistema dos patinetes. O servidor está no Buriti e vai para a Secretaria do Trabalho, ele dispensa o carro, outro servidor pega e vai para a Terracap, daí ele dispensa e assim por diante”.

 

Esses carrinhos são pequenos, econômicos e não poluentes. Mas atenção, apesar das vantagens, eles conseguem percorrer 100 quilômetros de distância na velocidade de 80 quilômetros por hora. Depois disso é necessário fazer uma recarga.

 

Serão instalados em todo o DF 35 pontos de recarga.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique